Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Cemitério Municipal

cemiterio

"Não obstante a circular do Governo Civil de 30 de abril de 1835 ordenasse a imediata construção de cemitérios para enterramento dos mortos (até então sepultados nos adros, senão mesmo dentro das igrejas), só a 3 março de 1841 o Administrador do Concelho enviará ao Governador Civil informação de que a Camara Municipal escolheu para a construção do Cemitério, parte da cerca do extinto Convento de Santo António desta Villa e requisitou às Cortes a concessão do sobredito terreno que as mesmas graciosamente lhe concederão.

A 20 de fevereiro de 1853 será arrematada a obra do accréscimo de treze braças de parede no muro do cemitério público desta Vila, o que indicia ter sido anterior o início da obra.

Apesar de tudo, será a epidemia de cólera que grassa por esses anos a precipitar o pleno estabelecimento deste espaço cemiterial.

A 12 de outubro de 1855 e com caráter de urgência, comunicará o Governador Civil ao Administrador do Concelho que, passadas vinte e quatro horas, ficariam proibidos os enterramentos em outro local que não fosse o cemitério publico, intimando para se prover para que o dito cemitério fosse logo preparado e benzido.

José António Gavinha, falecido com cólera, marcará, no dia 14 de outubro de 1855, o primeiro enterramento no cemitério de Caminha.

Na sessão de Câmara de 11 de outubro de 1856 será aprovado por unanimidade o Regulamento do Cemitério, nele se prevendo a futura ampliação do recinto, passados cinco anos.

Só passados mais de vinte anos se dará inicio à construção dos cemitérios nas freguesias, assinalando-se a iniciativa em Argela, com cemitério situado no local denominado Alto do Outeiro, próximo do adro da Egreja Parochial, datando o primeiro enterramento de 16 de julho de 1879.

A maior parte dos demais serão construídos na década de oitenta - por força, quiçá, da varíola perniciosa que então grassava, para além de novo surto de cólera - sendo que em casos extremos, como Orbacém, em 1899 ainda os enterramentos serão feitos no adro".

 

cemiterio

 

Gestão da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho

Horário de funcionamento

Segunda-feira a domingo

Setembro a maio: 7H30 - 18H00

Junho a agosto: 7H30 -19H00

 

Contactos

Câmara Municipal de Caminha

Tel.  258710300