Festival Gastronómico do Bife de Espadarte abre amanhã em Vila Praia de Âncora

08 Agosto 2018

Amanhã, dia 09 de agosto, o seu “menu” para o jantar pode ser espadarte e ainda poderá escolher uma ou várias formas de degustar o famoso peixe, um “gigante” pescado em alto mar, rico em Ómega 3 e vitamina D e muito amigo da saúde. Terá de se deslocar a Vila Praia de Âncora, porque esse é o dia da abertura do Festival Gastronómico do Bife de Espadarte. Como é habitual, o evento decorre no Campo do Castelo, em plena marginal, e fica por lá até ao dia 19.

Apostando na inovação e na diversidade da oferta, de 09 a 19 de agosto, Vila Praia de Âncora torna-se a Capital do Espadarte, captando a atenção de um grande número de visitantes, porque este é um certame que tem vindo acrescer de ano para ano. Neste momento, está já montada uma tenda de grandes dimensões, com “vista” para o oceano atlântico, à espera dos apreciadores.

O nome formal do evento é Festival Gastronómico do Bife de Espadarte, mas apresenta muitas formas de experimentar o peixe. Pode ser o bife, grelhado na brasa; mas também pode provar a sopa "chorinha"; de vinagrete; em filetes; de cebolada; de caldeirada; “hamburger” ou – e esta é uma novidade – em arroz.

O espadarte é, como referimos, um peixe de grandes dimensões, que pode atingir os quatro metros de comprimento. É um alimento considerado saudável e pouco calórico, muito versátil, podendo ser consumido como prato principal ou em saladas.

A ideia de organizar um evento gastronómico exclusivamente dedicado ao espadarte surgiu em 2014 por iniciativa de António Cunha, o maior armador de pesca de espadarte do país, que é natural e Vila Praia de Âncora e proprietário da Baleeira Pescas, empresa com sede na Vila. “Pescamos o nosso próprio espadarte” continua a ser o lema do Festival, porque é a frota do promotor que pesca o espadarte consumido no festival e a cozinha é dirigida pela família, designadamente a esposa do armador, a “chefe” responsável pelas iguarias que saem para as mesas.

9 A 19 AGOSTO
FESTIVAL GASTRONÓMICO DO BIFE DE ESPADARTE