Câmara cria Gala para premiar desportistas do concelho e incentivar a prática nas várias modalidades

Câmara cria Gala para premiar desportistas do concelho e incentivar a prática nas várias modalida...
10 Setembro 2018

A Câmara vai distinguir, anualmente, os atletas, clubes, associações e outros agentes desportivos que estejam enquadrados no Associativismo Desportivo do Município de Caminha, ou sejam naturais do concelho e tenham um desempenho desportivo de destaque. Isso acontecerá através de uma Gala, cuja proposta de regulamento já foi aprovada em reunião Executivo, e que passa à fase de discussão pública. Além de premiar os melhores, a iniciativa é sobretudo uma forma de incentivar a prática desportiva e de promover os bons hábitos de saúde e tempos livres junto de toda a população.

A Gala do Desporto pretende ser um evento anual, organizado pelo Município, que premiará todos os agentes desportivos que se destacaram, com inegável mérito, em cada ano desportivo. Mas, pretende também premiar todos aqueles que ao longo da sua vida tiveram e têm um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no concelho de Caminha.

Deste modo, a Gala do Desporto assume-se como o ponto alto do reconhecimento público a entidades e agentes desportivos, que durante a época desportiva mais se notabilizaram. Este evento, assume por isso, uma elevada componente formativa, que aliada ao resultado desportivo, conferirá atletas de maior sucesso.

Ao longo dos anos existiu a preocupação de criar as condições de excelência para que os jovens, as instituições e associações locais tivessem o acesso às melhores instalações desportivas, garantindo assim o acesso livre, a todos, que quisessem exercer a prática desportiva.

Vários momentos existiram, muito foi feito, mas havia algo que o Município tinha deixado descurado. Não bastava apenas apoiar as associações e clubes, não bastava apenas disponibilizar as instalações desportivas, não bastava cativar novos e grandes eventos para divulgar as modalidades. Era chegada a hora de valorizar, enaltecer, dignificar e tornar público os grandes feitos, as conquistas suadas e as medalhas obtidas pelos nossos atletas e pelas nossas instituições.

Conforme explicou o vereador do Desporto, assim, surgiu a necessidade de laurear todos aqueles que, com o seu esforço, empenho, dedicação e altruísmo obtiveram reconhecimento no âmbito da prática desportiva e que, simultaneamente, são valorizados e acarinhados por toda a comunidade.

Com a criação desta Gala, o vereador do Desporto, Rui Lages, pretende que “a população se orgulhe dos nossos atletas. Queremos tornar público este justo reconhecimento e a forma mais digna será que o mesmo se faça através de uma Gala Desportiva”.

Serão oito as categorias a votação: Associação ou Clube Desportivo do ano; Equipa do Ano; Dirigente do Ano; Atleta do ano, em duas qualidades, masculino e feminino; Treinador(a) do Ano; Atleta Revelação; Atleta de mérito do Desporto Escolar; Mérito Desportivo. A par destas categorias surge ainda o Prémio Município de Caminha que será atribuído a uma Instituição que pelos seus grandes feitos alcançados, ou que pela sua perseverança dignificaram e levaram além-fronteiras o bom nome do Concelho de Caminha; ou à carreira de um(a) atleta que, já não o sendo, honrou o nome da instituição que representou, confundindo-se com ela e, bem assim, o bom nome do Concelho de Caminha.

Rui Lages termina dizendo que “a criação desta Gala é um marco importante da governação e fará justiça, que há muito faltava, para com a nossa comunidade desportiva”.