Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Saneamento

 
Descrição do Sistema


O sistema de drenagem de águas residuais “em baixa” do concelho Caminha é feito por gestão direta (serviço municipal).

A rede de coletores públicos integra os sistemas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais provenientes das edificações ou da via pública e tem por finalidade assegurar a sua condução a destino final adequado.

O sistema de saneamento subdivide-se em dois subsistemas: “Caminha” e “Gelfa”, através dos quais todo o efluente produzido e recolhido é encaminhado para tratamento, ao sistema “em alta”, cuja entidade gestora é Águas do Norte, S.A., responsável pela gestão e funcionamento das duas ETAR´s no concelho: a ETAR de Caminha e ETAR da Gelfa.

A rede de coletores de saneamento é constituída por cerca de 141km de coletores separativos de água residual doméstica e cerca de 27km de coletores separativos de águas residuais pluviais, que funcionam por ação gravítica. Do sistema fazem ainda parte as condutas elevatórias, que funcionam sob pressão e que também transportam o efluente doméstico das zonas onde não é possível o transporte de forma gravítica.

O sistema integra 15 estações elevatórias, responsáveis pela elevação desse efluente e localizam-se em pontos estrategicamente calculados, de forma a receberem o efluente produzido nas habitações de núcleos específicos.

Sistema de abastecimento em baixa do Concelho de Caminha.

Designação do Subsistema

Freguesias abrangidas

População Servida

 

Caminha

Caminha

5780 habitantes

Lanhelas

Seixas

Venade

Vilarelho

Gelfa

Âncora

8593 habitantes

Cristelo

Moledo

Vila Praia de Âncora

Vile

Riba de âncora